top of page
Cosmo Comunicação

Assessoria de imprensa: as dúvidas de muitos, respondidas aqui pra você!




O trabalho de PR (public relations) tem sido cada vez mais buscado pelas empresas para fortalecer a sua presença na mídia, com o objetivo de gerar visibilidade, credibilidade e autoridade para a marca. Porém, uma dúvida constante das lideranças é: como sei que o investimento em PR está dando retorno?


O PR, quando trabalhado de maneira estratégica e alinhado aos objetivos da empresa, traz diversos resultados significativos aos negócios, como a aproximação com os consumidores e também com possíveis parceiros e investidores, possibilitando a geração de novos negócios. Existem várias formas de avaliar se o investimento em comunicação está sendo positivo para o negócio. Confira neste texto como você pode fazer a mensuração dos resultados do serviço de PR.


1. Planejamento estratégico:


Tudo começa pela criação de um bom planejamento. Quando feito de maneira estratégica, entendendo as necessidades do cliente e seus objetivos, o planejamento dá o norte para que a equipe de PR mapeie pautas (assuntos para imprensa) relevantes e os meios de comunicação mais adequados para o negócio.

É no planejamento que são definidas as estratégias para cada pauta. A equipe de PR é formada por profissionais da comunicação especialistas em traçar a melhor maneira de divulgar determinado conteúdo. Esse material é compartilhado e analisado pelos gestores antes de ser colocado em prática. Após a aprovação, é possível acompanhar os esforços e os resultados do trabalho a partir desse documento, por meio da clipagem, que mostra os resultados obtidos nos veículos de imprensa.


2. Publicações na imprensa:


O objetivo do PR é aumentar a visibilidade de um negócio na imprensa. Para isso, é importante que os profissionais de comunicação conheçam o segmento de atuação da empresa para sugerir a mídia que irá trazer mais resultados. Nem todo canal é estratégico, por isso estudar o meio é fundamental.

Definido os veículos relevantes, a equipe de PR irá mapear os jornalistas que atuam nesses canais e fazer a aproximação, apresentando a empresa e sugerindo pautas. Isso é necessário para que a marca entre no radar da imprensa e seja lembrada com mais frequência. O retorno desse trabalho costuma vir no médio prazo.




3. Qualidade acima da quantidade:


A maioria das lideranças acredita que se a sua marca saiu em diversos veículos de imprensa, o PR está dando resultado. Em parte, isso é verdade. Entretanto, precisamos nos atentar para a qualidade dessas mídias. Um volume considerável de notícias em destaque em portais de pouca relevância, podem dar a falsa sensação de bons resultados, mas em termos de negócio para a marca isso pode não ser real. Às vezes, uma nota divulgada em um jornal estratégico pode trazer mais retorno. Importante entender se a estratégia é pulverizar e aparecer em canais segmentados ou em canais com público variado e diverso, mas com maior alcance.


4. Valoração:


Uma das formas de mensurar o serviço de PR é por meio da valoração, ou seja, quanto a empresa economizou com esse trabalho, com suas veiculações orgâncias. A valoração é o preço que os veículos cobram para ter o conteúdo de uma marca publicado. Como o PR atua para conseguir inserções orgânicas, isso reflete em economia para a empresa, uma vez que não foi preciso desembolsar a mais para aparecer na mídia.


Quer entender como o trabalho de PR pode alavancar sua presença de marca, reputação e vendas? Vem conversar com a gente!





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page